quarta-feira, 2 de março de 2016

HIERARQUIA ECLESIÁSTICA

O SR. NÃO ACHA QUE A HIERARQUIA NA IGREJA É COISA DE HOMENS, E DEVE SER ABOLIDA?

Vejo pessoas vociferando contra a hierarquia da Igreja, e até concordo que o sentido de "hierarquia eclesiástica" está apodrecido, o que não significa que seja antibíblico.

Jesus ensinando aos seus discípulos, disse: “Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve” (Lc 22:25-26). Ele não negou a hierarquia, mas deu-lhe o verdadeiro sentido: serviço, e não domínio; edificação de todos, e não autopromoção e status; enriquecimento espiritual das Igrejas, e não enriquecimento pessoal dos que estão no topo da pirâmide.

Neste aspecto, a Igreja tem pecado, pois a maioria das "hierarquias eclesiásticas" que vemos são pirâmides sociais de domínio e opressão, aonde quem está no topo MANDA e SE SERVE de quem está abaixo, quando a intenção do Senhor e dos Apóstolos ― estes últimos ao ordenar diáconos, presbíteros e bispos ― era que quem estivesse no topo SERVISSE aos de baixo!

Não entendo qual a dificuldade de se enxergar a hierarquia nas Escrituras do Novo Testamento. Mas, para facilitar, vou explicar melhor, calmamente...

Um dia, houve uma contenda e murmuração da Igreja por causa das falhas constantes na distribuição do alimento diário às viúvas. Isto está relatado em Atos 6. Aparentemente uma situação facílima de se resolver, bastando apenas a criação de uma "comissão" de irmãos que cuidasse do assunto. Mas aprouve aos Apóstolos instituir SETE homens, mais tarde chamados de "diáconos", e imbuí-los desta responsabilidade, de forma ORDENADA. A Igreja foi orientada a escolher sete homens, que precisavam ser cheios do espírito Santo, e os apresentar aos apóstolos. Feito isso, “[os Apóstolos], orando, lhes impuseram as mãos” (At 6:6). A imposição de mãos implica, em toda a Escritura, em autoridade conferida. Doravante, SOMENTE ESTES DIÁCONOS seriam responsáveis por esta tarefa. Nem todos os crentes podiam fazê-la. Só quem tivesse autoridade para tal! Logo, há uma "classe de crentes" superior à multidão de irmãos... Pelo menos na OBRIGAÇÃO EM SERVIR aos demais! E isto é "hierarquia". Embora em Cristo, para a salvação, não haja distinção entre ninguém, para SERVIÇO há distinção.

O mesmo se aplica aos presbíteros. Aonde os Apóstolos passavam e fundavam uma Igreja, estabeleciam os presbíteros, que tinham a autoridade de presidir a Igreja. Obviamente, eles eram os "pastores" das Igrejas locais, e como tinham a função de presidir, presidiam sobre os diáconos!

Mais tarde, bispos foram instituídos para supervisionar presbíteros... Por consequência, eles presidiam o trabalho de uma certa quantidade de presbíteros...

E quanto aos "títulos"??

Bem... Eles existem, estão muito bem descritos nas Escrituras e não podem ser negados ou abandonados porque alguns ou a maioria os utiliza de forma ilícita e antibíblica! São citados os diáconos (At 6:1-7; Fp 1:1; 1 Tm 3:8-13), os presbíteros (Tt 1:5; Tg 5:14; 1 Pe 5:1), os pastores ou guias (Hb 13:7, 17; Ef 4:11) e os bispos (At 20:28; F9 1:1; 1 Tm 3:2; Tt 1:7), e fica difícil qualquer opositor negar que tais funções eram reconhecidas desde a Igreja Primitiva, citadas na Escritura inclusive com os apóstolos prescrevendo doutrina para a escolha dos mesmos. Negá-los, ou conferir-lhes erro e pecado, implica em dizer que os próprios Apóstolos erraram ao instituí-los! Mas é claro que aonde há a presença humana há a distorção das coisas. Em dado momento, alguns detentores destes serviços cristãos se julgaram superiores aos demais, e criaram uma hierarquia de domínio. Isso não é bíblico, e deve ser combatido veementemente! Mas não justifica o desprezo que muitos têm contra a hierarquia bíblica, de serviço cristão, para a edificação da Igreja, ou o desejo de eliminá-la.

O grande problema é que temos muita facilidade em nos aculturarmos com as coisas do mundo. E "hierarquia" parece ser coisa de militar, onde o maior manda no menor, ou coisa de empresa, onde o maior ganha mais que o menor. “Mas não sereis vós assim”, disse o Senhor.

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